O novo modelo e arquétipo de aprendizagem do Digital Planners

O mercado de ensino online pede personalização

Escrito por: Edson Caldas Jr | Fundador do Programa Digital Plannes
Especialista em Planejamento Estratégico de Marketing | MBA Design Thinking e Gestão de Negócios

O Programa Digital Planners está passando por uma reformulação importante. Depois de um hiato programado, chegou a hora de dar ritmo novamente aos novos planos. Quando abriremos uma nova vaga? Está nos planos para 2023.

O caminho para que a reformulação aconteça está em andamento e em ajustes finais, mas já planejado. Sempre fizemos  questão de ressaltar  que somos Programa, pois a  intenção é que tivéssemos fluxo de conteúdo contínuo gerado por meio das aulas.

No entanto, como de 2019 pra cá um avalanche de eventos externos me pegou de surpresa, o programa acabou se mantendo no formato de curso. O que foi bom, pois permitiu certa validação dos membros que concluíram. 

Em resumo, de 2019 pra cá, eu me encontrava em uma ruptura transitória de sócio de agência para o modelo de consultoria. Logo em seguida; uma pandemia se instala como realidade. E isso drenou a energia de muitos,  inclusive a minha. Cancelei novas turmas e campanhas de captação de alunos.

Atualmente, faz 4 anos que atuo apenas com consultoria em Planejamento e Marketing e, bom, a pandemia – infelizmente –  ainda é realidade.

Mas depois dessa revisão toda no programa me sinto pronto e com uma ideia mais sólida sobre o que estamos ofertando para o mercado de ensino.


O  novo modelo de aprendizagem Digital Planners

Assim que compra o acesso ao Programa, o aluno opta por participar ou não do modelo de aplicação da Tríade. Pois sei que existem pessoas que preferem estudar apenas com as aulas. Tanto que em 2023 teremos 3 modelos de acesso do produto Digital Planner.


A reformulação do programa passou por uma imersão inicial densa, onde levantei alguns dados e fiz umas pesquisas mais detalhadas sobre o mercado de ensino livre e cursos online.

Essa imersão foi crucial e me permitiu entender melhor sobre o novo desenho do programa quanto produto de ensino e posicionamento da marca. E, claro, o que realmente importa em todo esse processo: o método de aplicação do novo modelo que chamei de Tríade COP.

O método foi desenvolvido exclusivamente para transformar o Programa Digital Planners em uma iniciativa realmente focada em estudo e desenvolvimento. 

O método de aplicação Tríade COP contempla basicamente  a visão de negócios do Programa Digital Planners e nesse conteúdo eu vou apresentar, – resumidamente – o primeiro rascunho do estudo e que ainda este mês terá sua aplicação testada.  

O que é o Método Tríade Perfil COP

A Pirâmide COP
Fonte da imagem: manual de marca digitalplanners.com.br

Percebi que o mercado de educação online, focado no profissional de Planejamento e Marketing Digital, sofre por uma saturação de ofertas pouco preocupadas com uma tríade importante quando o assunto é aprendizado e carreira: Continuidade, Otimização e, principalmente, Personalização.

Encontrei muitos cursos excelentes, mas que trabalhavam esses critérios de maneira isolada, ou, em alguns casos, apenas vendiam os  argumentos com diferencial, mas na prática não havia método que  permitisse validar o efeito da oferta e atributos prometidos.

Eu fui atrás da validação. E dessa fusão entre o conteúdo e o método COP


O método Tríade Perfil COP já tem registro de autoria reservado ao Programa Digital Planners e está em fase de testes para fins de ajustes finais.

Nota importante: O método Tríade Perfil COP não tem como objetivo traçar perfil comportamental, pois para isso precisaríamos de profissionais  capacitados para tal, sendo que este não é o objetivo do método.

A Tríade Perfil COP visa apenas compreender o contexto e pontos específicos para mapear os momentos ideais na rotina do aluno membro e o quão necessário, personalizável e urgente será o desenho feito para a trilha de estudos que será planejada para ele.

Esse mapeamento é o primeiro passo realizado. Ao vivo por vídeo conferência e direto com o instrutor.

Não é a nossa ideia invalidar o modelo de cursos/produtos fechados, pois em muitos casos eles são recomendados exatamente por serem fechados e ótimos para resolverem questões mais objetivas. Inclusive este foi o  motivo de trazer workshops bimestrais para o Programa. 

O arquétipo da Tríade COP

A ampulheta

O tempo é a moeda mais  valiosa e recurso mais precioso na vida das pessoas e, quando o assunto é desenvolvimento e aprendizado, essa importância fica ainda mais evidente. Na disciplina planejamento não é  diferente. Por  isso desenhamos o nosso modelo de arquétipo baseado na ampulheta.

Como ainda está sendo validado, não posso entrar em muitos  detalhes  sobre a  aplicação, mas olhando o arquétipo é possível visualizar parte do nosso raciocínio. 

Fonte da imagem: manual de marca digitalplanners.com.br

Os atributos da Tríade COP

Continuidade (conteúdo)
Otimização (contexto)
Personalização (Necessidade)

Termos complementares 

As palavras em verde ao redor representam parte do estudo de marca feito no Radar de Tensão da marca, assunto para outro post. As palavras em vermelho, parte dos atributos que compõem o motivo do mapeamento até chegarmos na trilha de estudos. Também inviável de explicar com mais detalhes, pois faz parte de outro estudo que foi feito em paralelo.  

E quem comprar o programa antes das novidades?

Todos os novos alunos, até meados de 2022 terão acesso a todas as novidades, incluindo o método Tríade COP. A única ressalva é que ele começa valer apenas em 2002.

A intenção desse novo formato é que cada membro participante do programa inicie com um plano de estudos e desenvolvimento focados no contexto, momento e necessidade assim que comprar o acesso. 

Ainda é cedo para dar mais detalhes pois estamos desenhando com muito cuidado a aplicação dessa nova fase.

Atualmente, o programa conta com 41 aulas  + 9 programadas.

O conteúdo cumpre o objetivo de oferecer desde aulas introdutórias até conceitos e releituras de metodologias avançadas de grandes estrategistas do Planejamento de Marketing. Todas as aulas têm material de apoio visual para download.

Além de todo o cronograma de aulas, o programa também  recebeu uma série de  workshops gratuitos sobre diferentes assuntos dentro do Planejamento de Marketing.

Se você não for membro e se  interessar em algum dos workshops disponíveis até mesmo para ter um exemplo  do tipo de aula que temos no Programa,  eles podem comprar esses mesmos workshops aqui. 

Em 2002 os workshops serão bimestrais e continuarão gratuitos para alunos. Confiram alguns já disponíveis.

Não era minha intenção me prolongar tanto neste conteúdo, mas creio que tenha  deixado claro algumas das principais mudanças  do nosso programa. Visto todo o trabalho de bastidores, posso te certificar que esse texto é um resumo.

Na próxima semana falarei, mais sobre os planos disponíveis e data de lançamento oficial das mudanças.

O Programa Digital Planners fica sempre com vendas abertas e todos os novos alunos terão acesso a esse novo modelo. Inicialmente com vagas limitadas devido às características da  nova iniciativa

No momento, fiquem com essa nota aberta e  espero que daqui há u mano  passamos ter um modelo ainda mais  centrado no desenvolvimento de bons profissionais para o mercado. Qualquer dúvidas sobre o programa é só clicar aqui e falar direto comigo no WhatsApp.


Obrigado pela  atenção é aproveitem o transtorno. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.