fbpx

Dentre as idas e vindas que a pandemia proporcionou, uma das mais certas é a do QR Code, que dessa vez, parece ter voltado para ficar.

Mas até aí, tudo bem! É uma tecnologia super coerente com o momento e tem um apelo enorme para a curiosidade da sua audiência.

Porém isso provavelmente você já sabe, hoje eu quero falar sobre os pontos que as pessoas estão deixando de lado antes de instalar tal porta para o seu cliente tentar entrar.

Em resumo, tudo que é novo geralmente têm uma maior foco, já que todos querem tirar proveito do fator novidade.

O que muitos não se atentam é que a pressa pelo uso do fator novidade, em grande parte dos casos, faz com que o empresário cometa alguns erros que podem levar a sua ação a falhar.

Já que estamos falando dos queridinhos do momento, vamos dar alguns exemplos de possíveis erros que podem estragar a experiência do seu cliente com o QR Code da sua empresa

  • Veiculação do elemento em plataformas mobile: Acho que esse é um dos maiores erros, já que isso implica que a pessoa tenha 2 smartphones para consumir sua mídia  e isso crie uma barreira em vez de uma porta.
  • QR Code redirecionado para um site não otimizado para mobile. As pessoas não querem esperar o seu site carregar, isso pode implicar em uma evasão, fazendo com que o que seria uma possível descoberta vire uma experiência ruim.
  • Seu público sabe como usar o tecnologia que você está disponibilizando? Por mais que a grande mídia esteja batendo forte no uso de QR Codes, muita gente ainda não sabe como usar essa plataforma, além de alguns smartphones não possuírem leitores nativos. É de suma importância que antes de você colocar algo em prática, sua ação conte com uma etapa de conscientização, para evitar falhas do cliente ao usar a ferramenta.

Agora que já falamos sobre algumas das falhas na hora de aplicar QR Codes na sua comunicação, vamos falar sobre algumas formas que pode dar certo quando aplicadas em sua comunicação.

  • Em peças gráficas impressas, já que o escaneamento do código fica mais bem fácil e faz mais sentido a transição de off para online.
  • Caso você não tenha um site, encaminhe para o seu WhatsApp. Hoje é possível você converter o seu número em um link e isso fará o seu cliente não ter uma má experiência com a navegação
  • E por último e mais importante: Questione a usabilidade do formato para a sua empresa. Não é porque todos estão usando que você precisa usar! 

No frigir da situação, o que sempre é mais importante é a validação da ação com o seu público, o fator novidade não é suficiente para ser sucesso.

Se todos estão usando, a única máxima é que você precisa de atenção redobrada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *