Comunicação não pode ser dinheiro perdido.

Cada dia que passa, o tempo da comunicação sem objetivo fica mais distante da nossa realidade e nos aproximamos do tempo onde não temos tempo ou dinheiro para perder, o que implica em ter uma comunicação cada vez mais limpa e objetiva, que possa ser mensurada e que transita sem ruídos as informações do seu produto ao seu consumidor.

Nessa altura do campeonato, todos estão cansados de saber que “a publicidade é a alma do negócio”, mas você já foi além disso?

Qual funciona para o seu negócio ou cliente, se você está usando a mídia certa.

Em tempos de crise, melhor do que investir em comunicação, é investir seguro de que está fazendo isso na mídia certa.

Você já parou para pensar o quanto gastou ano passado com comunicação?

Já colocou na ponta do lápis todo investimento que foi feito, do panfleto no semáforo até o anúncio de página dupla na revista da cidade.

Se sua resposta foi não, já passou da hora de você adiar essa tarefa e tomar o seu possível primeiro susto, com o tanto de mídia que você comprou e talvez não chegou no resultado esperado. Sim, essa é a reação da maioria ao chegar no montante que foi gasto com publicidade no ano anterior e depois fechar a conta não tendo um resultado não tão agradável quanto o que esperava.

Agora que o susto é realidade, vamos a solução!

Definitivamente, este não é o momento de deixar de investir em marketing, comunicação ou seja lá como for que você chama o que faz com que sua marca chegue até o inconsciente do seu cliente.

É hora de otimizar!

Sentar de frente do seu caderno de anotações ou do seu notebook e começar a pontuar tudo que tem sido gasto com comunicação. Caso seja um empresário que terceiriza essa área da sua empresa, é hora de dar a devida atenção aos relatórios que chegam em seu email todos mês, ou deveriam chegar.

Foque em dois pontos:

Quanto foi investido x Qual foi o impacto que essa comunicação levou para o seu negócio;

Certamente você não vai conseguir coletar estes dados de todos investimentos, isso é um sinal para você remanejar essa verba, ou aconselhar o seu cliente a fazer isso, depende de qual lado da mesa você está.

Feito isso, (re)planeje o seu investimento em comunicação ordenando pelos objetivos de maior urgência para o seu negócio neste momento.

Se nesse momento tão delicado o seu negócio/cliente precisa reter as vendas, evite a comunicação imediatista e focada em vender mais. Foque seus esforços em ouvir o cliente que já consome o seu produto é aqui que vamos colher a retenção que você precisa.

Outro ponto importante agora, são os dados, evite a comunicação que não te entregue nada, e caso você você só possua mídias tradicionais ao seu dispor, pense em alternativas para mensurar o real impacto delas em seu empreendimento.

Por fim, não deixe de mensurar, no fim das contas esse é o real segredo do sucesso.

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